As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Educação
"A música é a arte de combinar os sons de modo a produzirem sensações agradáveis ao ouvido e despertar na alma emoções especiais".
Sempre presente no nosso cotidiano, independente de idade, etnia e sexualidade, a música nos alcança e eleva a sensibilidade. Trabalhar com a música é instigar os nossos alunos a uma percepção onde a cognição vai estar presente como desperta nestes o interesse por essa modalidade artística que nos faz tão bem.
As concepções musicais de cada povo dependem de sua cultura, podendo ser de diversos estilos: erudito, popular, não importa. O que vai influir na realidade é a harmoniosa relação que vai se estabelecer entre quem emite e quem a escuta, podendo cativar uma fidelidade a certo estilo por essa correspondência.
Conceituando: “Música vem do grego musiké téchne, a arte das musas. É uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e silêncio seguindo ou não uma pré-organização ao longo do tempo”.
Dentro do que esperamos nessa interação, vejamos o que Snyders escreve, citado por Alícia Maria Almeida Loureiro em sus dissertação:
“Quero defender uma ideia bastante simples: que a música é feita para ser bela e para proporcionar experiências de beleza, e que a beleza existe para dar alegria, a alegria estética, que é uma alegria específica, diferente dos prazeres de que habitualmente desfrutamos, e que constitui um dos aspectos da alegria cultural”. (Snyders, 1992, p. 11)
Referências:
Música na Escola. Disponível em: http://musicanaescolaportal.wordpress.com/. Acesso em 07.10.2011.
O ensino da música na escola fundamental: um estudo exploratório. Disponível em: http://bib.pucminas.br/teses/Educacao_LoureiroAM_1.pdf. Acesso em 07.10.2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário